sábado, 7 de janeiro de 2012

HANAMATUSRI


Festa da Lua Cheia de Maio

O príncipe Gautama Sidarta nasceu na India, no ano 563 A.C. , na lua cheia de maio. Segundo a lenda, sua mãe colhia flores quando deu à luz ao menino-Buda, havendo uma chuva de néctar celeste na hora do seu nascimento, razão porque essa ocasião é comemorada no Japão como o Festival de Flores ou Hanamatsuri. (O budismo tradicional considera esta data também como a da iluminação e morte do Senhor Buda.)

O Buda, após períodos de deleite dos sentidos e de vida austera, alcançou a iluminação após seis anos de meditação em silêncio sob a árvore Bodhi. Na madrugada, ao perceber a estrela da manhã, ele teve consciência da unidade de todas as coisas, que funde o princípio do buda interior que há em cada um de nós com a Mente Absoluta.

A sabedoria do budismo pode-se sintetizar na máxima : “Cessai de fazer o mal; aprendei a fazer o bem; limpai vosso coração; este é o ensinamento de todos os budas.”

Como realizar isso? O Buda apontava o Caminho do Meio. Tal qual um instrumento, as cordas não devem estar nem muito tensas, nem frouxas, mas simplesmente afinadas. “Tu mesmo hás de fazer o esforço; os Budas não fazem senão assinalar o caminho”


Estrelas, estrelas são flores de luz
Silêncio de Buda
Palavras de Jesus


(Rodrigo Leste/ Anibal Norte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário